18.6.07

_autocarros submarinos

antes de mais quero pedir desculpas pela ausência, mas a semana passada foi farta em trabalho.
este fim-de-semana, fui passar uma noite com a minha mais que tudo ao apartamento dela no porto. como estou temporariamente inibido de conduzir, lá me tive de arranjar com os transportes públicos, dirigi-me à central de autocarros de vila nova de famalicão, e aquando da compra do bilhete, deparo-me com o preço exorbitante de 2.88 euros.
a situação deu-me que pensar até chegar ao meu destino, pois como teria de vir embora, iria pagar o mesmo valor, ficando a viagem completa por 5.76 euros. ora bem, quando eu vou na minha carrinha, de portagens pago – ida e volta – 2.60 euros, ainda me sobram 3.16 euros para o combustível, a minha carrinha no total da viagem, certamente que não gasta mais de 4 euros (a fazer as contas por cima, é uma clio 1500 dci, quem as tem sabe que são bem económicas), logo por mais 74 cêntimos, eu faço a minha viagem descansado, na hora que bem me apetecer, e no conforto do meu veiculo.
(a viagem de volta foi feita pela nacional, pois os autocarros ao sábado só tem carreiras pela nacional e não pela auto-estrada)
posto isto eu penso, onde vai parar a industria de transportes de passageiros, eu sei que o gasóleo está caro, e as portagens também, mas única vantagem que vejo em usar transportes públicos, é mesmo a questão ambiental, porque em termos de gastos, tempo e conforto, fica mais em conta usar o nosso carrito.
na viagem de volta chovia que se fartava, e não é que o autocarro metia água por três sítios, assim não dá para escolher os transportes públicos, as empresas praticam preços ridículos, os horários cada vês são mais escassos e algum dos veículos estão num estado lamentável.
não quero que este post seja uma mera reclamação, mas sim um aviso para todas as empresas de transportes de passageiros, pois assim não dá meus amigos.

Sem comentários: